home
Assuntos Diversos

Saiba que veículos devem usar as novas placas do Mercosul a partir de dezembro

  Colunista: Cláudio Melo
  Publicada em 29/11/2018



Saiba que veículos devem usar as novas placas do Mercosul a partir de dezembro
 
Além disso, as novas placas serão exigidas para carros em processo de transferência de município, propriedade ou quando houver substituição
 
As novas placas padrão Mercosul devem começar a ser implantadas no começo de dezembro no Espírito Santo e em todos os estados brasileiros, com exceção do Rio de Janeiro, que já disponibiliza o modelo desde setembro deste ano.
 
A decisão, adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), será obrigatória para veículos novos e para carros em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. De acordo com o Contran, até 31 de dezembro de 2023 todos os veículos nacionais deverão estar rodando com a nova identificação. 
 
O objetivo é inibir crimes transnacionais. O novo modelo é considerado mais seguro e eficiente no combate à clonagem de placas.
 
Como será a nova placa
 
As novas placas são revestidas com película retrorreflexiva e têm fundo branco com margem superior azul. Além de estampar a bandeira brasileira com o símbolo do Mercosul, o novo modelo apresenta sete caracteres alfanuméricos e também o Quick Response Code (QRCode) e número de ID único, para coibir fraudes e substituir o lacre.
 
Fonte: R7
 
Oferecimento